BARATAS
Baratas existem a milhões de anos e são onívoras, ou seja, alimentam-se de tudo. Possuem hábitos noturnos, mas podem ser vistas durante o dia, se a infestação for muito grande. As Baratas exalam mau cheiro, impregnando forte odor desagradável e deixam fezes pequenas como chocolate granulado por onde passam.
Existem milhares de espécies de baratas, no entanto duas espécies estão mais habituadas ao convívio do homem, são chamadas de domésticas:
- Blatella Germânica, uma pequena barata que quando adulta pode medir ate 1,5 cm, se reproduzem muito rápido e seus ovos eclodem com 21 dias, de onde saem centenas de ninfas, normalmente buscam abrigo nas cozinhas em: micro-ondas, frestas de batentes, coifas, motores, caixas de interruptores e até computadores.
-Periplaneta Americana ou Barata de Esgoto ou Barata voadora: esta é maior que a germânica, quando adulta chega a medir até 5 cm, a espécie mais comum no Brasil. Gostam de lugares úmidos e escuros como o próprio nome já diz, habitam principalmente caixas de esgotos e gordura, de ondem partem através dos canos de esgoto para dentro das residências a procura de alimento.
Nota: É possível trazermos, para dentro de nossas residências, as chamadas ootecas (ovos) nas embalagens de papel e papelão que após algum tempo irão eclodir e dezenas de ninfas surgirão, transformando-se em baratas adultas em semanas.
- Não importa se ela é germânica ou de esgoto, o que temos que saber que são insetos que transmitem doenças como: Diarreia, Hepatite, Febre Tifoide, Tuberculose e Asma.
COMO ELIMINÁ-LAS
Sabendo que as baratas podem vir pelos canos de esgoto ou caixa de gordura, pelas embalagens diversas que trazemos para dentro de nossa residência e até mesmo voando pela nossa janela; a melhor solução é a aplicação de um saneante de longo efeito residual em todo perímetro interno da residência, este inseticida fará com que toda barata ninfa ou adulta seja eliminada, como complemento iscas a base de gel devem ser colocadas em ralos, pias e armários (em residências este procedimento deve ser repetido de 6 em 6 meses).