RATOS
Os ratos são uma das pragas urbanas que mais aterrorizam as pessoas, não só pela sua aparência, mas também pelos prejuízos e doenças que podem causar. São conhecidos por sua capacidade de roer, já que possuem dentes que crescem sem parar e são tão duros quanto o alumínio, sendo capazes de roer até mesmo o cimento.
São mamíferos pequenos caracterizados pela cauda com pouco ou nenhum pelo e focinhos pontudos. Adaptam-se aos mais diversos ambientes, reproduzem rápido e em grande número. A fêmea pode ter seu primeiro cio entre 25 a 40 dias de idade, a gestação dura em média 20 dias, nascem de 10 a 12 filhotes pelados e de olhos fechados. Uma fêmea pode ter 200 filhotes por ano. São animais noturnos, que possuem a audição aguçada para sua orientação e vivem de um a dois anos em vida livre.
O problema de maior gravidade é que urinam na comida dos animais e pessoas e transmitem doenças, tais como: a peste bubônica, o tifo, a leptospirose entre outras doenças que afetam a saúde humana.
Existem 3 espécies de ratos que são potencialmente danosas e vivem nos centros urbanos: Ratazanas, Rato de Telhado e Camundongo.
Ratazanas (Rattus norvegicus)
A ratazana, também chamada de rato castanho, rato comum, rato de rua e rato de esgoto é um dos ratos mais conhecidos e mais comuns. A espécie é considerada a mais bem sucedida do planeta, após os seres humanos.
O corpo de uma ratazana adulta pode chegar a 25 cm de comprimento e pesar 600 gramas. Possui pelos ásperos, orelhas pequenas, patas com membranas interdigitais, cauda grossa que pode medir até 21 cm. São de hábito noturno e seu raio da ação pode chegar até 45 metros em relação ao abrigo.
A ratazana vive cerca de 2 anos. Seu ciclo de desenvolvimento é de 60 a 90 dias. A gravidez da fêmea pode durar até 24 dias com até 12 ninhadas por ano. Cada ninhada gera até 12 crias.
Vive em colônias, em tocas ou galerias no subsolo e pode predominar sobre outras espécies, já que possui porte maior e agressividade. Encontrada de maneira frequente perto de rios, terrenos baldios, jardins abandonados e em depósitos de lixo.
Rato de Telhado (Rattus rattus)
O rato de telhado, também conhecido como rato preto, rato de paiol, rato de forro e rato de navio, veio para a América do Sul com as expedições dos exploradores espanhóis e portugueses.
O adulto possui até 21 cm de comprimento, pesando até 300 gramas. Possui pelo fino, cor cinza ou preta, orelha grande, patas com membranas interdigitais, cauda fina que pode medir até 25 cm. São de hábito noturno e excelentes escaladores.
O rato de telhado vive em média 1 ano e meio. Seu ciclo de desenvolvimento é de 60 a 75 dias. A gestação da espécie dura até 22 dias, com 8 ninhadas por ano e até 12 crias.
É localizado sempre em grupo. Os ninhos são encontrados em sótãos, forros, arbustos, frestas, depósito e locais similares.
Camundongo (Mus musculus)
O camundongo, conhecido também como rato doméstico, rato caseiro e murganho. É uma espécie que se adaptou bem aos centros urbanos. Abriga-se em ambientes intradomiciliares.
O adulto possui em torno de 8 cm de comprimento e seu peso é em média 19 gramas. Algumas características dele são: pelos macios, cor branca ou cinza, orelhas grandes, cauda sem pelos e longa.
O camundongo vive em média 1 ano. Seu ciclo de desenvolvimento médio é de 50 dias. A gestação dura em torno de 22 dias com 6 ninhadas e até 8 filhotes.