FORMIGAS
As formigas são animais invertebrados, com o maior número de espécies do grupo dos insetos.
Existem aproximadamente 18.000 espécies de formigas. No Brasil, são cerca de 2.000 espécies, sendo o país com a maior diversidade de formigas das Américas.
As formigas são insetos que parecem inofensivos aos olhos humanos. Porém, saiba que é um dos insetos que possui mais força, carregando cerca de 10 vezes seu peso. São pequenas, mas podem disseminar uma série de doenças como diarreia, disenteria, cólera, entre outras.
Isso porque transportam em seu corpo microrganismos presentes em seus locais de passagem, como bueiros, frestas, buracos, ruas, galerias de esgoto e de água, lixeiras, animais mortos e outros locais similares. Quando você vê uma trilha de formigas, você nem imagina por onde elas passaram, nem onde podem chegar.
Quanto à alimentação, pode-se dizer que varia conforme a espécie. As formigas cortadeiras, por exemplo, alimentam-se de fungos que cultivam em seu formigueiro. Enquanto isso, outras espécies utilizam seiva de plantas, néctar, carapaças de insetos e restos de alimentos humanos para sua alimentação.
As formigas, como outros insetos, se comunicam através de feromônios, uma substância química que provoca reações específicas entre indivíduos da mesma espécie. Assim, elas podem deixar um sinal químico que serve de alerta ou aviso para outras formigas.
As formigas também são insetos sociais que vivem em colônias, onde os indivíduos fazem as divisões das tarefas. Em uma colônia encontramos a rainha, as operárias e os machos.
Todos os indivíduos passam pela fase de metamorfose completa: ovo, larva, pupa e adulto. Entretanto, o que determina se a larva fêmea se tornará rainha ou operária é quantidade e qualidade do alimento que receberá nesta fase. As que serão rainhas recebem maior quantidade de alimento e de melhor qualidade.