MOSCAS
Moscas são insetos ativos, principalmente durante o dia, e repousam a noite.
Geralmente ingerem fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, frutas entre outros. O alimento deve estar na forma líquida ou pastosa para que a mosca possa comê-lo. Para isso ela lança uma substância (saliva) sobre o alimento para dissolvê-lo e assim poder ingeri-lo.
São insetos que possuem metamorfose completa, passam pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.
As moscas domesticas completam seu ciclo de vida de larva à fase adulta de 8 a 12 dias. Uma fêmea pode chegar a pôr 500 ovos durante sua vida.
As moscas domésticas e moscas varejeira são frequentemente chamadas de "moscas das imundícies", porque se alimentam e se reproduzem em lixeiras, lixo, estrume e vegetação em decomposição.
As moscas domésticas transmitem pelo menos 65 doenças aos seres humanos, incluindo febre tifoide, disenteria, cólera, tuberculose e H. pylori (uma das principais causas de úlceras estomacais nos seres humanos) e bactérias Salmonella.
A mosca varejeira, ou mosca berneira, possui uma cor metálica, é uma das várias espécies de mosca, cujas larvas parasitam humanos.
O ciclo de vida da mosca varejeira é de 30 dias e a fêmea coloca até 1000 ovos em cada ninhada. Além disso, eles eclodem em até 18h após a sua postura.
A mosca varejeira é perigosa porque origina uma doença chamada berne. A mosca varejeira deposita seus ovos sobre a pele de qualquer animal de sangue quente, seja o homem ou animais domésticos e silvestres, após os ovos eclodirem as larvas penetram na pele e se alimentam dos tecidos vivos que encontrarem pela frente.
Moscas podem percorrer mais de um quilômetro para encontrar comida e material de reprodução adequados.